Para o homem que ri...

...e também chora, ora.

quinta-feira, novembro 25, 2004

"Avengers Rout Masters of Evil"

Bom dia, boa tarde, boa noite, bons sonhos...

Vocês não tem noção de como as aulas de quinta feira são cansativas. Fico na Unesp das 8h até as 18h. A aula da manhã até que bem tranquila, Plástica II. Em compensação, a da tarde, Geometria Descritiva I, é puxada, trabalho árduo nas 4h de aula. Mas o mais interessante do dia foi a proposta do trabalho final do Dorival: Temos que produzir um objeto sensível que seja infinito e periódico. Já tivemos uma idéia mas vamos elaborar melhor. Vamos ver no que dá, acho que vai sair uma coisa bem legal sim.

Tirando esse lance das aulas e do cansaço, hoje foi um bom dia, mesmo considerando que perdi meu post de ontem e estou aqui reescrevendo tudo denovo.

Ontem, falava da minha enxaqueca, mas vou dar uma resumida: Dipirona Sódica(da faixa amarela) + Café. E você está curado. Evite se for alérgico.

Falei também de Marvels, primeira mini série "pop" ilustrada pelo ainda bom Alex Ross. Esse homem ganhou luz nos quadrinhos por fazer algo diferente, que ninguém estava acostumado. Seus quadrinhos eram pintados com aquarela e os personagens eram super calcados em fotos. Para ter uma idéia, visite http://www.alexrossart.com/ . O lançamento da mini teve grande furor não só nos veículos especializados mas em toda a mídia na época. Não vou afirmar a data com exatidão, mas digo que foi em meados dos anos 90. Depois de Marvels, Ross foi para a DC Comics ilustrar a belíssima Reino do Amanhã (Kingdom Come), e depois disso despontou a ilustrar vários especiais para a editora, vide Superman: Paz na Terra, Batman: Guerra ao Crime, entre outros. Todos estes publicados em formato gigante, o que deve dar 4 revista em formato americano coladas em quadrado, mais ou menos. Todas igualmente muito bem ilustradas, mas a novidade virou repetitividade e muita gente se cansou da arte desse distinto desenhista. Admito ter sido um deles, já repudiava o Ross com todas as minhas forças, até que tive Marvels em mãos. A quantidade de detalhes e referências em uma página chega a ser absurda algumas vezes. Reconheci novamente o talento de Ross, não só como um bom desenhista e colorista, mas como um grande detalhista também, grande parte do valor de Marvels está por ser ilustrada por Alex.
Mas é claro que uma História em Quadrinhos não se faz só de desenhos. Os roteiros são do cargo de fabuloso Kurt Busiek, outro grande detalhista. É no detalhe que as coisas boas se tornam clássicos. E Marvels já é um Clássico.
Para quem não conhece nada do assunto vou contar a premissa: O surgimento universo Marvel (aquele que tem o Hulk, Homem Aranha, os X-Men, Quarteto fantástico...) visto pelos olhos de um foto-jornalista, ou melhor, de uma pessoa comum, como eu e você. O abalo do surgimento das denominadas "Maravilhas" (os super-heróis), no mundo em que Phil, o foto-jornalista vive. Seria como se começassem a surgir super heróis no nosso mundo nesse momento. Qual seria nossa reação? Ficariamos assustados? Entusiasmados? É isso que a mini nos conta. E o faz com primor! Cada página pintada por Ross, cada diálogo escrito por Busiek, nos faz entrar cada vez mais e mais na história, somos capazes de sentir o barulho e a umidade das tropas de Namor inundando Nova Iorque.
Vale destacar o design de capa desenvolvido por Joe Kaufman, talvez o melhor já feito em HQs.
Concluindo, é uma história bonita, muito bem contada e lindamente ilustrada. Se você tiver a oportunidade, leia. Se não tiver, trate de ir atrás e ter.

Agora tô cansado, vou tomar um banho, comer alguma coisinha e esperar minha Tá chegar.=)


Até o próximo post.


(Isso é modinha, mas vou postar mesmo assim) =P
PS para um amigo meu e uma amiga: EU JÁ SABIA!! Espero que dê em algo. Sério mesmo. Abraços. =)



segunda-feira, novembro 22, 2004

Who Watches The Watchmen? (2)

Dor de cabeça, três noites sem dormir direito, trabalho do Nakata pra entregar hoje a noite, sono, sede...enfim, uma segunda feira comum. Como todas as outras.Levantei 7h pra ler um texto antes da aula e o fiz por osmose, mesmo processo que me orientou até a sala 58 (?). Aula de História da Arte do Desenho Industrial. Nome bonito, né? Deveria ser uma boa aula, mas ela se resume àlguns vídeos do MASP, que ninguém presta a atenção, nem ao menos o professor.A maior prova disso é que, ao voltar do intervalo, cheguei antes na sala e voltei uns 20 minutos de fita. 11h, quando o professor voltou e começou a passar o vídeo novamente, nem ao menos se deu conta e o mesmo de certo ocorreu com a grande maioria da sala, isso pra não dizer ela toda.Infelizmente não pude ver o desfecho da trama, minha carona saiu 11h10 e ainda não sei se ele percebeu a gafe ocorrida.
Falando em Unesp, ontem eu achei uma comunidade no orkut chamada: Eu DESTESTO o Xerox da Unesp. Achei um exagero, apesar de serem meio lerdinhos, as coisas lá até que funcionam. Me chamou a atenção um "rapazinho" na comunidade, que além de xingar o Xerox, falou que todos os serviços de Bauru são da mesma maneira. E ao dizer que as pessoas do Xerox são as mais incompetentes da cidade, ele voltou atrás e disse que é difícil escolher o Bauruense mais incopetente, porque a disputa é árdua.
São de pessoas assim que o mundo NÃO precisa.
Mas voltando ao Xerox... ontem havia achado um absurdo a comunidade, como já disse. Porém, hoje, precisei imprimir um trabalho (sim, de História da Arte) e fomos até o xerox da Unesp. Chegamos lá, esperamos uns 20 minutos mais ou menos para a mocinha pegar nosso CD e imprimir os textos. Ao perguntar o preço, uma surpresa: 30 centavos a folha. Sendo que o Xerox lá de fora, do lado da Tia, é 12 centavos. Ok, já pedimos e esperamos tanto, vamos imprimir.(Nesse meio tempo o nosso ilustre Vaka estava atrás de nós na fila de impressão do Xerox, nós já estavamos com o CD no computador e já estavam saindo as folhas,eis que indiquei para ele ir lá fora, pois era mais barato. Ele foi, voltou, e ainda não tinhamos terminado de imprimir nossas cópias). Imprimidas, percebemos que a impressora havia cortado uma linha dos textos, a menina disse que nosso arquivo estava errado. Decidimos inverter o arquivo (de cabeça pra baixo) pra não cortar, e deu certo! Eis que a menina me solta: Bom, se vocês quiserem imprimir denovo vamos ter que acertar as duas impressões... Ou seja, teriamos que pagar duas vezes! Ok, levamos a cópia porca e explicamos para o professor, que entendeu e disse para levarmos semana que vem. Durante a aula o Yopa leva o CD até o xerox lá de cima para ver se o erro do arquivo era nosso mesmo...e, como já previamos não era. A cópia saiu perfeita, e por apenas 12 centavos. Poderiamos ter ido brigar lá com a mocinha, mas acho que não valia a pena. Serve de lição para nunca mais imprimir nada por lá.
Agora é hora de finalizar o trabalho do Nakata. Falta colocar o fundo no morango tosco.
Ia escrever mais coisa, mas esqueci, deixa pra outra hora.
Pra terminar, deixo a questão:
Quem observa os observadores?
Até.

domingo, novembro 21, 2004

Who Watches The Watchmen?

?

sexta-feira, novembro 19, 2004

Qual é a proposta?

Não ter proposta