Para o homem que ri...

...e também chora, ora.

quinta-feira, novembro 25, 2004

"Avengers Rout Masters of Evil"

Bom dia, boa tarde, boa noite, bons sonhos...

Vocês não tem noção de como as aulas de quinta feira são cansativas. Fico na Unesp das 8h até as 18h. A aula da manhã até que bem tranquila, Plástica II. Em compensação, a da tarde, Geometria Descritiva I, é puxada, trabalho árduo nas 4h de aula. Mas o mais interessante do dia foi a proposta do trabalho final do Dorival: Temos que produzir um objeto sensível que seja infinito e periódico. Já tivemos uma idéia mas vamos elaborar melhor. Vamos ver no que dá, acho que vai sair uma coisa bem legal sim.

Tirando esse lance das aulas e do cansaço, hoje foi um bom dia, mesmo considerando que perdi meu post de ontem e estou aqui reescrevendo tudo denovo.

Ontem, falava da minha enxaqueca, mas vou dar uma resumida: Dipirona Sódica(da faixa amarela) + Café. E você está curado. Evite se for alérgico.

Falei também de Marvels, primeira mini série "pop" ilustrada pelo ainda bom Alex Ross. Esse homem ganhou luz nos quadrinhos por fazer algo diferente, que ninguém estava acostumado. Seus quadrinhos eram pintados com aquarela e os personagens eram super calcados em fotos. Para ter uma idéia, visite http://www.alexrossart.com/ . O lançamento da mini teve grande furor não só nos veículos especializados mas em toda a mídia na época. Não vou afirmar a data com exatidão, mas digo que foi em meados dos anos 90. Depois de Marvels, Ross foi para a DC Comics ilustrar a belíssima Reino do Amanhã (Kingdom Come), e depois disso despontou a ilustrar vários especiais para a editora, vide Superman: Paz na Terra, Batman: Guerra ao Crime, entre outros. Todos estes publicados em formato gigante, o que deve dar 4 revista em formato americano coladas em quadrado, mais ou menos. Todas igualmente muito bem ilustradas, mas a novidade virou repetitividade e muita gente se cansou da arte desse distinto desenhista. Admito ter sido um deles, já repudiava o Ross com todas as minhas forças, até que tive Marvels em mãos. A quantidade de detalhes e referências em uma página chega a ser absurda algumas vezes. Reconheci novamente o talento de Ross, não só como um bom desenhista e colorista, mas como um grande detalhista também, grande parte do valor de Marvels está por ser ilustrada por Alex.
Mas é claro que uma História em Quadrinhos não se faz só de desenhos. Os roteiros são do cargo de fabuloso Kurt Busiek, outro grande detalhista. É no detalhe que as coisas boas se tornam clássicos. E Marvels já é um Clássico.
Para quem não conhece nada do assunto vou contar a premissa: O surgimento universo Marvel (aquele que tem o Hulk, Homem Aranha, os X-Men, Quarteto fantástico...) visto pelos olhos de um foto-jornalista, ou melhor, de uma pessoa comum, como eu e você. O abalo do surgimento das denominadas "Maravilhas" (os super-heróis), no mundo em que Phil, o foto-jornalista vive. Seria como se começassem a surgir super heróis no nosso mundo nesse momento. Qual seria nossa reação? Ficariamos assustados? Entusiasmados? É isso que a mini nos conta. E o faz com primor! Cada página pintada por Ross, cada diálogo escrito por Busiek, nos faz entrar cada vez mais e mais na história, somos capazes de sentir o barulho e a umidade das tropas de Namor inundando Nova Iorque.
Vale destacar o design de capa desenvolvido por Joe Kaufman, talvez o melhor já feito em HQs.
Concluindo, é uma história bonita, muito bem contada e lindamente ilustrada. Se você tiver a oportunidade, leia. Se não tiver, trate de ir atrás e ter.

Agora tô cansado, vou tomar um banho, comer alguma coisinha e esperar minha Tá chegar.=)


Até o próximo post.


(Isso é modinha, mas vou postar mesmo assim) =P
PS para um amigo meu e uma amiga: EU JÁ SABIA!! Espero que dê em algo. Sério mesmo. Abraços. =)



7 Comments:

  • At 8:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    Marvels é muito bom mesmo, mas pra falar a verdade eu não me impressiono tanto com o desenho, mas também não sou nenhum entendido do assunto, longe disso =D
    Eu, como leigo na parte de desenhos, achei legal o desenho ser do tipo realista e a história da mini-série ser realista, quer dizer, não realista, mas tentar mostrar o universo marvel na realidade.

    Abraços!

    Rafael.

     
  • At 8:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ow, Dé... já sabe, neh? vai me emprestar... XD Zuera...
    bjo,
    Letice

     
  • At 11:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    .:prontuuu...
    cheguei! rs.. depois de ouvir a manha inteira as palavras cantea de ponta grossa vim aki no lab.. 9olha a distancia q percorri ein) pra poder postar aki...
    confesso q pulei a parte q vc começa a falar de quadrinhos (reparou q usei o cedilha conforme ensinado neh?) mas o resto li tudo.. e pra finalizar e concordar com a sua finalizaçao lah tbm:
    ãããããããnnnmmnmnmnmnnnn
    =P
    .:Olivs

     
  • At 12:19 PM, Blogger m. said…

    post comprido, vários assuntos... algumas considerações:

    1) vc tem aula o dia todo na quinta-feira!?! lá-lá-lá-lá-lá-lá... eu NÃO TENHO AULA!!!

    2) vc perdeu o post!?! não, eu não vou fazer lá-lá-lá... porque eu tb perdo o meu ontem (passa lá no bloge, hein)... mas vá se acostumando... eu já perdi váaaarios. quer 1 conselho? escreva no word, salve, copie e cole... aí, dpeois que vc postar, vc deleta do word... mas espera pra ver se postou mesmo, hein!?!

    3) nem me fala de enxaqueca... a minha é crônica...

    4) Marvels, DC comics... mto boooom... eu tenho saudades da época que lia os gibis do meu irmão... eu tenho um mini-livro da Superinteressante com muitas curiosidades sobre os super-heróis... inclusive sobre a briga Marvel x DC pelo monopólio do mercado de gibis... se vc quiser, eu te empresto ;)
    [ sua camiseta do quarteto fantástico é mtoooo legal... eu queria uma, mas não achei pra meninas... ah, vc sabia que o filme deles vai ser lançado no ano que vem!?!]

    5) quem são esse amigo e essa amiga que vc falou no P.S.?!? do que vc já sabia?!? fiquei curiosa...

    bjinhuuuuuuus
    =*

     
  • At 3:55 PM, Blogger André Turtelli Poles said…

    ÃNNNNNMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!
    =)

    (Sobre o Quarteto: Sabia sim, e é um dos que mais aguardo pro ano que vêm. Esse promete!)

    (Sobre o guia: eu vi pra vender, me pareceu super completo, se puder me trazer pra eu conferir se está tudo certo (aaaahã), por favor =) )

     
  • At 4:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda não li a revista mas dei uma foleada. As ilustrações são muito, muito boas, capa muito bonita.

    Dé, vou levá-las pra casa assim que eu sentir que realmente vou sentar e ler, e não pegar pra ler antes de dormir só pra chamar o sono. Essas revistas têm que ser lidas na mesa, sentada na cadeira, não na cama.

    Já saquei a sua, por enquanto me dá pequenas doses, só coisa de qualidade, e assim me põe nesse seu vício de quadrinhos, seu e de um bando de gente da facul. =)
    Tá planejando isso com o vídeo game também?

    Não esquece da Éden, hein. : )

    Um beijo.
    Te amo.
    Tá.

     
  • At 8:57 PM, Blogger duds said…

    Olá.. dahora seu Blog!
    Realmente Quinta-Feira Sux.. ainda mais com a participação Especial de Ergonoberto! =P
    Quanto ao mundo Marvel, apesar de naum ser leitor, aprecio a qualidade grafica dos desenhos, os personagens e etc..!
    Ah.. Boa Sorte Para os Seus Amigos!! ;)

     

Postar um comentário

<< Home